“A prática pedagógica é a prática mais desafiante e transformadora que encontrei no meu percurso Artístico.”
Júlio Cerdeira
Júlio Cerdeira é professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - Instituto Politécnico do Porto, estando atualmente a lecionar na Licenciatura em Teatro e no Mestrado em Artes Cénicas - Composição Coreográfica. É também docente em outras instituições de Cursos Intensivos teóricos e práticos em áreas de conhecimento como: Estudos da Performance, Contacto-Improvisação, Composição Coreográfica e Novas Dramaturgia.
Amorfização dos Corpos
.
Cruzamento de Práticas
.
Empatia e Escuta
.
Amorfização dos Corpos . Cruzamento de Práticas . Empatia e Escuta .
Photos: Tomás Laranjo
CONTACTO-IMPROVISAÇÃO
Nas aulas de Contacto-Improvisação, proponho uma prática de pesquisa de movimento que cruza a técnica base de Steve Paxton com as prática de amorfização dos corpos que tem vindo a investigar na minha prática artística. Aqui lanço a dança-contemporânea a uma intersecção com algumas artes marciais de defesa desarmada.
Partituras Coreográficas
.
Práticas do Corpo
.
Pesquisa e Laboratório
.
Novas Linguagens
.
Partituras Coreográficas . Práticas do Corpo . Pesquisa e Laboratório . Novas Linguagens .
Photos: Joana Sousa, Pedro Figueiredo
COMPOSIÇão COREOGRÁFICA
Nestas aulas desenvolvem-se exercícios práticos de experimentação artística, como forma de pensar, problematizar e reinventar modos de composição coreográfica. Articulando a experiência em estúdio com a análise de trabalhos coreográficos de outros artistas, cria-se um espaço protegido para o artista-ivestigador pensar a sua prática artística, as linguagens da dança, os diferentes modos de anotação coreográfica, as metodologias de improvisação-composição e os formatos de apresentação pública do seu trabalho.
Leitura e Debate
.
Performatividade
.
Emancipação Intelectual
.
Scores
.
Leitura e Debate . Performatividade . Emancipação Intelectual . Scores .
Photos: Júlio Cerdeira, Rita Prata
EStudos da Performance
As aulas de Estudos da Performance permitem um pensamento mais aprofundado sobre as funções da performance, a performatividade como conceito expandido, a relação entre público e performer no pós-pandemia, bem como, os desafios às concepções de corpo pessoal, político e social lançados pela performance. Nestas aulas existem momentos de leitura e debate, passando por textos das maiores referências contemporâneas da Estética e dos Estudos Da Performance, mas também, momentos de desenho e experimentação de programas/scores de performance, visitas a galerias locais e sessões com artistas da cidade.
Práticas de Escrita do Corpo
.
Dramaturgias Experimentais
.
História da Dramaturgia
.
Transgressão e Interdisciplinaridade
.
Práticas de Escrita do Corpo . Dramaturgias Experimentais . História da Dramaturgia . Transgressão e Interdisciplinaridade .
Novas Dramaturgias
Nestas aulas passamos por exercícios de experimentação de novas dramaturgias através da introdução de diferentes metodologias de escrita do corpo, de formas de escrita gráfica e expandida, bem como, através do diálogo com referências artísticas e bibliográficas contemporâneas. São aulas de domínio teorico-prático que desafiam os alunos a articular diferentes formas de escrita, desde a verbal à corporificada, de maneira a encontrarem identidade e lingugagem na sua prática artística.