HIDE TO SEEK

dança (2024) . 45 min . M12

HIDE TO SEEK pensa a máscara como cristalização de uma expressão, estado de espírito ou (id)entidade, mas também como possibilidade de (des)identificação para o surgimento de corporeidades distintas. Neste jogo tenso e ritual de escondidas do corpo (hide and seek), este redefine-se através de um reposicionamento sucessivo em formas amorfas e de práticas coreográficas circulares que provocam uma clara transformação pela exaustão da repetição. Procura-se um diálogo entre forma estanque e forma alterável, entre o singular e o coletivo, que permita a impressão da máscara sobre o rosto e a invocação de alteridade no corpo.

Neste espaço cavernoso, bocal e húmido, surgem três corpos que se reconfiguram em formas enlaçadas, compactas, maciças, procurando-se na sombra do corpo e na sombra da máscara. Recorrendo a máscaras criadas pelos artistas Ed Freitas e Nuno Fonseca, permite-se aos intérpretes que consigam chegar a novas materialidades do corpo e a uma experiência singular de corporização (embodiment).

HIDE TO SEEK é uma peça que filtra as vozes, os imputes sonoros e os imputes físicos dos intérpretes ao microfone para gerar uma composição em tempo real de distorções de sonoridades e de pulsões de luz.

Direção Artística e Coreografia

Júlio Cerdeira

Música (ao vivo)

Miguel De

Luz

Pedro Abreu

Interpretação

Maria R Soares, Rafael Pinto, Suevia Rojo

Adereços (máscaras)

Ed Freitas e Nuno Fonseca

Consultoria de Interpretação

Joana Gomes Martins

Consultoria Artística

Cláudia Marisa, Né Barros

Design de Comunicação e Vídeo

Luís Belo

Produção Executiva

Rui Macário

Produção

BANQUETE – Associação de Investigação e Criação em Artes Performativas

Fotografia

Lais Pereira

Parcerias

Arte Total, Backstage - Escola de Dança e Artes Performativas, Centro de Arte Oliva, Coffeepaste, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Município de Braga, Núcleo de Investigação em Estudos Performativos (NIEP), O que Faltava, zetgallery

Coproduções

Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura 2025, Teatro Diogo Bernardes/Município de Ponte de Lima, Instável - Centro Coreográfico e Teatro Municipal do Porto

 

Este projeto teve o apoio da República Portuguesa - Cultura /Direção-Geral das Artes para o processo de criação, através do Programa de Apoio a Projetos - Criação e Edição 2023.

Shows

Teatro Municipal do Porto (Porto, PT - 2024)

Theatro Circo (Braga, PT - 2025)

Teatro Diogo Bernardes (Ponte de Lima, PT - 2025)

Centro de Arte Oliva (São João da Madeira, PT - 2025)

Festival of International Alternative Theatre (Podgorica, Montenegro - 2025)

Amorfização do Corpo

.

Máscara

.

Reimaginação do Ritual Primordial

.

Identidade e Alteridade

.

Amorfização do Corpo . Máscara . Reimaginação do Ritual Primordial . Identidade e Alteridade .

Anterior
Anterior

MANUAL DE DEFESA

Próximo
Próximo

LINHAS COREOGRÁFICAS