MANUAL DE DEFESA
dança (2026/2027) . 55 min . M12
MANUAL DE DEFESA é uma peça-ensaio que discorre sobre formas de proteção, memória e (re)afirmação de corpos, identidades e corporeidades queer, recorrendo a discursos artísticos diversos para reimaginar esteticamente a defesa destes corpos em situações de crise.
Numa peça que oscila entre o ensaio teórico (verbal ou escrito) e diversas práticas do corpo (contacto-improvisação, jiu jitsu e afetividade queer), vemos o esforço destes corpos para a protecção e afirmação das suas identidades neste momento histórico de sucessivas tentativa de apagamento. Testemunhamos um esforço que se agiganta em movimentos de amorfização que redefinem os corpos e as identidades, desmistificam o ódio e fundam novas formas de afetividade. Rodeados de manuais de defesa, estes dois corpos queer entrelaçam-se em práticas de dança e em treinos de artes marciais de defesa desarmada, para proporem o conhecimento como maior escudo para a proteção coletiva e comunitária contra discursos de ódio e desinformação.
Em MANUAL DE DEFESA não há camuflagem, há apenas apossematismo epistemológico. Don’t kill them with kindness, teach them with knowledge and queerness!
Direção artística, coreografia e texto
Júlio Cerdeira
Interpretação
Júlio Cerdeira + 1 intérprete por determinar
Música
Miguel De
Luz
Pedro Abreu
Acompanhamento de Interpretação
Joana Gomes Martins
Apoio à produção e comunicação
BANQUETE – Associação de Investigação e Criação em Artes Performativas
Parcerias
Backstage - Escola de Dança e Artes Performativas e Instável - Centro Coreográfico
Co-produção
Teatro Municipal do Porto e Instável - Centro Coreográfico